Peso Máximo para Veículos de Carga  
   Principal  |  Fale Conosco   |  Download  |  Sites Relacionados  |
 

Peso Máximo para Veículos de Carga

Para que veículos de carga trafeguem em rodovias nacionais sem o perigo de serem multados por excesso de peso é necessário conhecer exatamente e respeitar o limite máximo de carga para cada modelo de veículo.

Selecione a marca do seu veículo.

Fabricante

Download do Quadro de Fabricante de Veículos

Observações e Orientações Complementares

1) Os veículos adaptados deverão portar obrigatoriamente:

- Certificado da empresa e credencial do fabricante;

- Certificado de registro de que a adaptação foi feita pela própria fábrica do caminhão ou atestado dado diretamente pela fábrica;

- Em qualquer hipótese, a aplicação dos limites de PBTC/CMT (Peso Bruto Total Combinado / Capacidade Máxima de Tração) fica condicionado à existência de sistema de freios compatível no veículo rebocado, o qual deve ser comandado da cabina do motorista;

2) A utilização de PBTC/CMT maior que 45.000 kg (quarenta e cinco mil quilogramas) fica condicionado a obtenção de AET (Autorização Especial de Trânsito) e somente quando se tratar de carga comprovadamente indivisível ;

3) No caso de enquadramento de um veículo em duas colunas, prevalece aquele "sem certificado", se os valores forem iguais se a coluna "sem certificado" tiver um valor menor, o certificado será dispensado só até este valor, exigindo-se o certificado para o valor maior. Poderão, portanto, os veículos de ano de fabricação até 1969, inclusive, transitar, sem certificados de adaptação, desde que se enquadrem nos limites de peso das respectivas colunas.

4) Os reboques e os semi-reboques poderão ter um, dois ou mais eixos; para reboques e semi-reboques a representação ao final deste capítulo é apenas esquemática.

5) Os semi-reboques para transporte de tábuas, toras, tubos ou quaisquer outros, são considerados como semi-reboques comuns de carga, para efeito de Peso Bruto Total combinado / Capacidade Máxima de Tração(PBTC/CMT).

6) Todos os veículos de fabricação a partir de 1978, deverão ter o Peso Bruto Total (PBT) ou Peso Bruto Total Combinado / Capacidade Máxima de Tração (PBTC/CMT), atendendo ao índice mínimo de 6CV/t ou 5.88 HP/t.

Conforme as observações de números 4 e 5, para enquadramento nas colunas (D), (E) (G) e (H), os reboques e semi-reboques poderão ser de qualquer tipo e possuir, indiferentemente, um, dois ou mais eixos. Para este enquadramento, portanto, são equivalentes as configurações abaixo, quanto ao número de eixo, que sejam os reboques ou semi-reboques abertos ou fechados, tipo furgão ou tanque, com ou sem aquecimento ou refrigeração, tipo plataforma carrega-tudo, tipo de transporte de animais, de toras, de tubos ou quaisquer outros.

Semi-Reboques

Semi-Reboques


Reboques

Reboques