Rodovias Federais Brasileiras  
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  • Nomenclatura das Rodovias Federais
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  • Superposição de Rodovias
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  • Quilometragem das Rodovias Federais
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  • Divisão em Trechos do PNV versão 2004 - Arquivo do Excel compactado
  • Resumos Gerais da Divisão em Trechos do PNV versão 2004 - Arquivo do Excel
  • Apresentação PNV versão 2004 - Arquivo do Acrobat

    OBS.: Os dados desta página foram fornecidos pela Gerência de Planejamento e Estudos do DNIT.

    A nomenclatura das rodovias é definida pela sigla BR, que significa que a rodovia é federal, seguida por três algarismos. O primeiro algarismo indica a categoria da rodovia, de acordo com as definições estabelecidas no Plano Nacional de Viação. 

    Os dois outros algarismos definem a posição, a partir da orientação geral da rodovia, relativamente à Capital Federal e aos limites do País (Norte, Sul, Leste e Oeste).

    Veja abaixo como são aplicadas essas definições:

    1. RODOVIAS RADIAIS

    São as rodovias que partem da Capital Federal em direção aos extremos do país.  


    Conheça a relação das Rodovias Radiais Federais.

    Nomenclatura: BR-0XX

    Primeiro Algarismo: 
    0 (zero)

    Algarismos Restantes:
     
    A numeração dessas rodovias pode variar de 05 a 95, segundo a razão numérica 05 e no sentido horário. Exemplo: BR-040  


    2. RODOVIAS LONGITUDINAIS

    São as rodovias que cortam o país na direção Norte-Sul.


    Conheça a relação das Rodovias Longitudinais Federais.

    Nomenclatura: BR-1XX

    Primeiro Algarismo: 
    1 (um)

    Algarismos Restantes: 
    A numeração varia de 00, no extremo leste do País, a 50, na Capital, e de 50 a 99, no extremo oeste. O número de uma rodovia longitudinal é obtido por interpolação entre 00 e 50, se a rodovia estiver a leste de Brasília, e entre 50 e 99, se estiver a oeste, em função da distância da rodovia ao meridiano da Capital Federal. Exemplos: BR-101, BR-153, BR-174. 

    3. RODOVIAS TRANSVERSAIS    

    São as rodovias que cortam o país na direção Leste-Oeste.  


    Conheça a relação das Rodovias Transversais Federais.

    Nomenclatura: BR-2XX

    Primeiro Algarismo: 
    2 (dois)

    Algarismos Restantes: 
    A numeração varia de 00, no extremo norte do país, a 50, na Capital Federal, e de 50 a 99 no extremo sul. O número de uma rodovia transversal é obtido por interpolação, entre 00 e 50, se a rodovia estiver ao norte da Capital, e entre 50 e 99, se estiver ao sul, em função da distância da rodovia ao paralelo de Brasília. Exemplos: BR-230, BR-262, BR-290  

    4. RODOVIAS DIAGONAIS    

    Estas rodovias podem apresentar dois modos de orientação:
    Noroeste-Sudeste ou Nordeste-Sudoeste.


    Conheça a relação das Rodovias Diagonais Federais.

    Nomenclatura: BR-3XX

    Primeiro Algarismo: 
    3 (três)

    Algarismos Restantes: 
    A numeração dessas rodovias obedece ao critério especificado abaixo:  

    Diagonais orientadas na direção geral NO-SE: A numeração varia, segundo números pares, de 00, no extremo Nordeste do país, a 50, em Brasília, e de 50 a 98, no extremo Sudoeste.
    Obtém-se o número da rodovia mediante interpolação entre os limites consignados, em função da distância da rodovia a uma linha com a direção Noroeste-Sudeste, passando pela Capital Federal. Exemplos: BR-304, BR-324, BR-364.

    Diagonais orientadas na direção geral NE-SO: A numeração varia, segundo números ímpares, de 01, no extremo Noroeste do país, a 51, em Brasília, e de 51 a 99, no extremo Sudeste.
    Obtém-se o número aproximado da rodovia mediante interpolação entre os limites consignados, em função da distância da rodovia a uma linha com a direção Nordeste-Sudoeste, passando pela Capital Federal. Exemplos: BR-319, BR-365, BR-381.


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    . RODOVIAS DE LIGAÇÃO    

    Estas rodovias apresentam-se em qualquer direção, geralmente ligando rodovias federais, ou pelo menos uma rodovia federal a cidades ou pontos importantes ou ainda a nossas fronteiras internacionais.  

    Nomenclatura: BR-4XX

    Primeiro Algarismo: 
    4 (quatro)

    Algarismos Restantes: 
    A numeração dessas rodovias varia entre 00 e 50, se a rodovia estiver ao norte do paralelo da Capital Federal, e entre 50 e 99, se estiver ao sul desta referência. Exemplos: BR-401 (Boa Vista/RR – Fronteira BRA/GUI), BR-407 (Piripiri/PI – BR-116/PI e Anagé/PI), BR-470 (Navegantes/SC – Camaquã/RS), BR-488 (BR-116/SP – Santuário Nacional de Aparecida/SP).  

    Conheça a relação das Rodovias de Ligação Federais.

     

    Existem alguns casos de superposições de duas ou mais rodovias. Nestes casos usualmente é adotado o número da rodovia que tem maior importância (normalmente a de maior volume de tráfego) porém, atualmente, já se adota como rodovia representativa do trecho superposto a rodovia de menor número, tendo em vista a operacionalidade dos sistemas computadorizados.

     

    A quilometragem das rodovias não é cumulativa de uma Unidade da Federação para a outra. Logo, toda vez que uma rodovia inicia dentro de uma nova Unidade da Federação, sua quilometragem começa novamente a ser contada a partir de zero. O sentido da quilometragem segue sempre o sentido descrito na Divisão em Trechos do Plano Nacional de Viação e, basicamente, pode ser resumido da forma abaixo:

    Rododovias Radiais – o sentido de quilometragem vai do Anel Rodoviário de Brasília em direção aos extremos do país, e tendo o quilometro zero de cada estado no ponto da rodovia mais próximo à capital federal.

    Rodovias Longitudinais – o sentido de quilometragem vai do norte para o sul. As únicas exceções deste caso são as BR-163 e BR-174, que tem o sentido de quilometragem do sul para o norte.

    Rodovias Tranversais – o sentido de quilometragem vai do leste para o oeste.

    Rodovias Diagonais – a quilometragem se inicia no ponto mais ao norte da rodovia indo em direção ao ponto mais ao sul. Como exceções podemos citar as BR-307, BR-364 e BR-392.

    Rodovias de Ligação – geralmente a contagem da quilometragem segue do ponto mais ao norte da rodovia para o ponto mais ao sul. No caso de ligação entre duas rodovias federais, a quilometragem começa na rodovia de maior importância.